Sua opinião – Política – Carta assinada por Bernie Sanders critica prisão de Lula

“Julgamento altamente questionável e politizado”, diz documento que reúne 29 congressistas dos EUA

O senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos em 2016, vai enviar nesta quinta-feira (26) ao governo brasileiro, juntamente com um grupo de 28 congressistas americanos, uma carta em que denuncia a “intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil”. O documento destaca a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e aponta que há “acusações não comprovadas” em um julgamento “altamente questionável e politizado”. A morte da vereadora Marielle Franco (Psol) também ganha destaque no documento.Jornal do Brasil – País – Carta assinada por Bernie Sanders critica prisão de Lula

Na carta, Lula é apontado como “o principal candidato presidencial” para as eleições de outubro. Os congressistas pedem que o ex-presidente responda ao processo em liberdade, e afirmam que “a luta contra a corrupção não deve ser usada para justificar a perseguição de opositores políticos ou negar-lhes o direito de participar livremente das eleições”.

Com relação ao assassinato de Marielle Franco, o documento pede uma investigação internacional independente: “Evidências críveis sugerem que membros das forças de segurança do Estado podem estar implicados no crime.”

A carta ainda chama o governo do presidente Michel Temer (MDB) de “extrema direita”, e critica o corte de gastos da gestão e a mudança das leis trabalhistas. A carta será endereçada ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral.

Lula está preso desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão no “caso triplex”.

1 ideia sobre “Sua opinião – Política – Carta assinada por Bernie Sanders critica prisão de Lula

  • Para aqueles que ainda acreditam que a farsa jato se propunha a combater a corrupção. Na imagem, a mafiosa globo aprisionando e calando Lula, porém suas idéias continuam soltas e se espalhando. Como carcereiro, o cafajeste, canalha, vigarista e o capaxo dos EUA, sergio moro a chutar a Constituição. Trocaram os militares por juízes. Mesma truculência, mesmo servilismo, mesmos objetivos. Só mudaram as vestes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *